Postado em: 27 de Julho de 2019 por Rotary Club de Flores da Cunha

HEPATITE C
VOCÊ SABE SE TEM?
Hepatite C é uma doença perigosa porque é silenciosa, 90% não sabem que tem a doença e ela se espalha sem sintomas aparentes. É importante diagnosticar antes que os sintomas se manifestem. Sem tratamento, o vírus afeta o fígado sofrendo danos irreversíveis levando a cirrose, câncer de fígado e a morte.
Junte-se a nós nesta grande luta pela vida!

O Rotary Club de Flores da Cunha, com a parceria direta da Secretaria da Saúde municipal através das unidades Básicas de Saúde de Flores UBSs. Com a mobilização que tem por objetivo ampliar o diagnóstico precoce da hepatite C, o teste é gratuito simples e rápido, basta uma picadinha na ponta do dedo e uma gotinha de sangue, o resultado fica pronto em 5 a 20 minutos. Se detectar uma suspeita, o paciente será encaminhado para fazer um acompanhamento e tratamento posterior da hepatite. Muitos se contaminam sem saber como, na depilação, ao fazer unhas, tatuagem, também utilizando agulhas, drogas e ainda em relação sexual. Depois de alguns anos ela se manifesta e traz danos as vezes irreversíveis. Não existe vacina para a hepatite C só para a B" mas tem tratamento.
Através de você e do Hepatite Zero vamos conseguir salvar a vida de pessoas que estão por aí vivendo suas vidas e nem fazem ideia que o vírus da Hepatite C já está agindo
silenciosamente em seus organismos.

Sobre a hepatite

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. e atualmente está aumentando. Acredita-se que 257 milhões de pessoas estejam vivendo com hepatite B e 71 milhões de pessoas com hepatite C, globalmente.
A boa notícia é que mais de 95% das pessoas com hepatite C podem ser curadas completamente dentro de um período de dois a três meses. No entanto, para que eles sejam direcionados para o tratamento adequado, essas pessoas precisam ser encontradas. É importante que o diagnóstico ocorra antes que os sintomas se manifestem, a doença é causada por um vírus que provoca inflamação no fígado que podem ser irreversíveis, levando ao câncer de fígado e até à morte. "
Para vencer essa luta e evitar milhões de mortes todos os anos, precisamos do engajamento de tantas pessoas quanto possível em várias partes do mundo. Juntos, podemos erradicar a hepatite viral globalmente.